O que comer em Berlim : 11 Pratos que deve provar!
A melhor forma de explorar um novo país, uma nova cultura é explorar sua culinária. Como bons portugueses que somos, “comer” está no top das nossas prioridades e quando visitamos um novo país tentamos procurar os seus pratos típicos, ingredientes diferentes, novas técnicas gastronómicas, etc., pois a gastronomia revela muito da história de um país.
Se viaja com crianças como nós, não tem que ter medo. Claro que devemos ter cuidado com alguns temperos, com a higiene e com alguns ingredientes que possam ser mais agressivos para os mais pequenos. Mas ao deixarmos os nossos filhos experimentarem novos sabores, texturas, ingredientes estamos a “alargar” o paladar deles e consequentemente aumentar a aceitação de novos alimentos.
O nosso Rafael come de tudo, adora experimentar novos sabores e alimentos.
Mas voltando a Berlim, quando pensamos em comida típica alemã pensamos logo em salsichas, batatas e cervejas, sim é verdade estão muito presentes mas existe muito mais para além disso, a sua gastronomia é muito rica em carnes, especialmente a de porco, temperos e couves. Pratos fortes e muito substanciais... ideais para quem não está em dieta!
11 Pratos que deve provar em Berlim
1.Currywurst
Consiste em salsicha cortada com molho de tomate, ketchup e caril acompanhada tradicionalmente por batata-frita. É uma comida bastante local e tradicional. Os locais mais famosos para comer currywurst são na Curry 61 ou na Curry 36, é muito fácil identificar esses locais pois tem filas a qualquer hora do dia.
2.Salsichas
Ir à Alemanha e não comer uma salsicha é como ir a Portugal e não comer bacalhau.... existem em todos os restaurantes, para todos os preços e gostos.
As Bratwurst, são as mais comuns, levam carne de porco e vitela.
As Weisswurst, são as salsichas brancas, feita só de vitela, deve-se retirar a pele antes de comer. São muito comuns no sul do país mas consegue encontrar em qualquer cidade.
3.Kartoffelsuppe
Sopa de batata aromatizada com especiarias e com diferentes tipos de salsichas de porco.
4.Kebab
Não, não troquei de país... continuo a falar de comida típica de Berlim.
Foi desenvolvido em Berlim por imigrantes turcos após a Segunda Guerra Mundial e rapidamente conquistaram os berlinenses. Nos anos 60, os Döner kebab proliferaram e hoje em dia existem mais de 1000 locais onde pode encontrar kebabs a qualquer hora do dia, só em Berlim.
Quando perguntamos onde podemos comer o melhor kebab a resposta é unânime “Mustafa’s Gemüse Kabap” é o detentor do titulo de melhor kebab de Berlim.
A fama é tão grande que o local exibe filas a qualquer hora do dia, há pessoas que dizem que esperaram 2h, nós fomos uns sortudos não esperamos nem 10 minutos.
Nós gostamos de kebab e estes eram bons, mas ouvimos muitas pessoas dizer que os de Berlim ainda eram melhores do que os da Turquia e nisso não podemos concordar. Mas vale a pena experimentar!
5.Chucrute
Vai encontrar chucrute como acompanhamento da maioria dos pratos em Berlim. Trata-se de uma conserva de repolho fermentado.
6.Joelho de porco
Tão tradicional em Berlim quanto as salsichas. Servido normalmente com chucrute. Vai encontrá-lo em 2 versões: cozido ou assado. Pessoalmente prefiro o assado, pois o cozido torna-se muito gordurento.
7.Spanferkelbraten
Carne de porco assada e fatiada, servida com molho de cerveja preta e kartoffelklösse, que são umas bolas de massa de batata.
8.Schnitzel
O schnitzel não é de Berlim, nem mesmo Alemão, mas foi adotado pelos berlinenses. Pode ser de vitela ou porco, sendo o último o mais frequente, no fundo consiste num panado, como tão bem conhecemos, e normalmente vem acompanhado por uma salada de batata, e em alguns casos servem com ovo estrelado.
9.Brezel /Bretzel
O Brezel é um pão tradicional alemão, macio e salgado, em forma de nó. Ele é feito de farinha de trigo, água e fermento.
10.Apfelstrudel
Tal como schnitzel o Apfelstrudel é de origem Austríaca, mas foi adotado pela Alemanha e hoje em dia é um dos seus doces mais populares. É feita a partir de uma massa tipo folhada muito fina enrolada em várias camadas recheadas com maçã, açúcar e canela.
Seja Austríaco ou Alemão a verdade é que é sempre maravilhoso.
11.Berliner
Todos os portugueses conhecem a Bola de Berlim, como o nome indica a sua origem veio desta cidade. O nome alemão é Berliner Pfannkuchen ou simplesmente Berliner.
Para mim este é um caso em que a versão que conhecemos é muito superior ao original, a Berliner é como um donut recheado, ou uma espécie de sonho. É recheado com doce, compotas ou diferentes tipos de licores.
Não me conquistou, prefiro as portuguesas Bolas de Berlim.
Para acompanhar todos estes maravilhosos pratos, a nossa sugestão vai para ... a Cerveja Alemã!
Previsível, eu sei, mas naquele país é impossivel resistir e escolher outra coisa.
A nossa preferida é a Augustiner-Bräu, mas são todas são fantásticas!
Boa viagem!