3 Locais onde pode ver o Muro de Berlim.
A construção e queda do Muro de Berlim foi um dos momentos mais importantes da história do século XX.
O muro dividiu Berlim em duas partes durante 28 anos.
Como tudo começou
Ao terminar a II Guerra Mundial, Berlim também ficou dividida em quatro setores de ocupação: soviético, americano, francês e inglês. Os comunistas e os aliados não se conseguiram entender o que originou 2 alemanhas, com 2 moedas e dois ideias políticos.
Em 1949, os três setores ocidentais (americano, francês e britânico) passaram a chamar-se República Federal Alemã (RFA) e o setor oriental (soviético) tornou-se a República Democrática Alemã (RDA).
A construção do muro
O sector oriental (soviético) começou a ficar enfraquecido e aproximadamente 3 milhões de pessoas deixaram a Alemanha Oriental para entrar no capitalismo na alemanha ocidental. Para travar a saída da população, na noite de 12 de agosto de 1961 a República Democrática Alemã (RDA), decidiu levantar um muro provisório, os meios de transporte foram impedidos atravessar de um lado para o outro. Nos dias seguintes foi feita a construção do muro definitivo com uma altura entre 3 e 4 metros.
Na parte superior, colocaram uma superfície semiesférica para que fosse dificil se segurar nela
Ao longo do muro, foi criada a chamada “faixa da morte”, formada por um fosso e uma avenida pela qual circulavam constantemente veículos militares, sistemas de alarme, armas automáticas, torres de vigilância e patrulhas acompanhadas de caes 24 horas por dia. Muitos tentaram escapar mas sem sucesso.
Todos nós já ouvimos falar do Muro de Berlim, seja na escola, em noticias, livros, televisão etc, é uma realidade muito recente. Mas só depois de estarmos lá e de ver pessoalmente o que restou do muro e todas as imagens que tão bem descrevem aquele periodo é que ficamos verdadeiramente com a noção do que aquilo era, como funcionava e do sofrimento e privação que aquelas pessoas passaram.
Existiam alguns postos de passagem mas era muito borocrático e dispendioso obter a autorização para atravessar para o outro lado.
Queda do muro
9 de novembro de 1989 será uma data que jamais será esquecida naquela cidade, após uma série de protestos e revoluções e com a abertura das fronteiras entre a Áustria e a Hungria, fez com que o governo da RDA afirmasse que a passagem para o lado oeste estava permitida.
Nesse mesmo dia, milhares de pessoas juntaram-se nos pontos de controle para poder cruzar para o outro lado e ninguém podia detê-los.
Famílias e amigos puderam finalmente voltar a verem-se depois de 28 anos de uma separação forçada.
3 Principais locais onde pode ver o Muro de Berlim:
- Memorial do Muro de Berlim
O memorial está divido em duas partes: uma a céu aberto, onde podemos entender realmente como era o muro, não era apenas um divisória, mas sim 2 muros separados por um “corredor de morte” com torres de controlo e atiradores prontos a disparar, sem dó nem piedade.
A outra parte fica num prédio, o Centro de Documentação, onde através de vídeos e fotografias conseguimos nos transportar para esse período.
A entrada é gratuita e é sem dúvida um local a não perder. Para mais informações clique aqui.
Junto ao memorial do muro de Berlim, podemos encontrar dois outros pontos igualmente interessantes e relacionados com o muro, um é o Memorial park, onde vai poder ver trechos do muro e a estação Nordbanhof, uma das "estações fantasmas" que deixaram de funcionar durante esse período.
- East Site Gallery
Trata-se da maior secção do muro existente, são mais de 1300 metros de muro que nos últimos anos inspiraram artistas de mais de 20 países a pintarem motivos e imagens de alerta, tornando-se hoje em dia a maior galeria ao ar livre do mundo.
Dizem que este espaço está ameaçado, pois existem projectos de contrução para aquele local, vários movimentos populares tem surgido em defesa da manutenção da East Side Gallery, mas não se sabe até quando irão conseguir preservar o local.
- Topografia do Terror
Para uns é um museu para outros é um memorial, no fundo é mais um local onde podemos ver imagens e documentos das atrocidades praticadas pelos nazis.
Encontra-se no local onde ficava a sede da Polícia Secreta - Gestapo e da SS.
A entrada é gratuita.
Paralelos foram colocados no local onde estava o muro
- Checkpoint Charlie e Blackbox
Já falei sobre Checkpoint Charlie no post anterior, mas nunca é demais falar sobre aquele local. Era um dos principais pontos de controle de passagem de pessoas de um lado para o outro do muro. Embora existissem alguns pontos de controle que permitiam a passagem de um lado para outro, era muito difícil ter a autorização para a passagem, requeriam varios documentos, passaporte e muito dinheiro.
Nesse local para além do ponto de controle podemos ver uma exposição de fotografias das revoluções sociais que se seguiram à queda do Muro de Berlim e um pedaço do muro.
Em diversos locais da cidade vai poder encontrar ou uma parte do muro ou algo a sinalizar que ele existiu naquele, local basta estar atento.
Boa viagem!