10 pratos de típicos para provar em Budapeste
Depois de partilharmos a A nossa experiência nas Termas de Budapeste – Termas Széchenyi e o nosso Roteiro de 3 dias em Budapeste, faltava falar de algo de que tanto gostamos... a comida.
A Hungria é um país com uma rica tradição gastronómica, repleta de aromas, especiarias e sabores picantes. A carne, a paprica e a cebola reinam na maioria dos seus pratos. Prepare-se para pratos abundantes, com sabores fortes mas deliciosos.
Quando viajamos com crianças pequenas, a alimentação é sempre uma preocupação, especialmente quando vamos para um país em que os temperos são tão fortes. Felizmente o nosso Rafael é uma criança que nunca nos deu trabalho com a alimentação, adora comer e experimentar novos sabores. Em todos os países que visitamos ele prova as comidas típicas e até agora gostou de praticamente de tudo e principalmente nunca teve uma reação adversa.
Em Budapeste não foi diferente, claro que não lhe demos nada de picante mas de resto provou de tudo, houve pratos que gostou mais do que outros, como é natural, mas acredito que depois desta viagem o paladar dele ficou ainda mais alargado.
10 pratos de típicos para provar em Budapeste
1.Goulash ou gulyás
Um dos pratos mais tradicionais do país, o goulash húngaro, é um ensopado ou estufado de carne bem temperado com várias especiarias, especialmente com paprica que lhe garante um sabor especial. Optámos por provar o Goulash tasting plate no Restaurante Fakanal - Central Market, onde tivemos a oportunidade de provar 3 variedades de Goulash. No mesmo mercado existe uma outra opção de goulash que destacamos que é o Goulash servido no pão.
2.Lángos
É um género de pizza frita, feita com poucos ingredientes, farinha, água, fermento e sal, que pode ser servida com vários tipos de cobertura quer sejam doces quer sejam salgadas. A mais tradicional é a com sour cream e queijo ralado.
3.Kürtőskalács
O seu nome kürtöskalács é devido à sua forma de chaminé. Consiste numa massa enrolada num cilindro de madeira em forma de rolo. É cozido sobre as brasas e no final é polvilhado com açúcar e canela, isso na versão tradicional, mas existem outras coberturas que pode optar como frutos secos ou chocolate.
Nós comemos uma versão colorida, em que a massa leva corante alimentar, segundo a senhora que o estava a fazer essa era a novidade dos Kürtőskalács deste ano.
Confesso que não ficamos fãs, ao fim de algum tempo e à medida que ia arrefecendo começou a enjoar, mas vale sempre a pena experimentar.
4.Pogácsa
É uma espécie de bolo de massa salgada normalmente servida com queijo por cima, mas existem outras variedades como de batata, paprica, cebola ou sementes.
Muito bom e viciante, o Rafael gostou tanto que tive que comprar alguns para ele levar na viagem.
5.Paprikás csirke e galuska
Galuska é uma massa típica húngara disforme servida com frango estufado com um molho de paprica. Maravilhoso!
6.Bolo Dobos
Quando procuramos por pratos típicos húngaros é impossível não ouvirmos falar do Bolo Dobos, criado em 1985 pelo chefe Jozsef Dobos é um bolo com seis camadas de massa de pão de ló, recheadas com creme de chocolate e coberto com um caramelo bem fino e crocante.
7.Palacsinta
São uma espécie de crepes ou panquecas, servidas enroladas e com vários tipos de receios, sejam doces ou salgados.
Nós provamos uma versão salgada com recheio de carne e molho de paprica... simplesmente divinais.
8.Rántott Sajt
Queijo frito panado... acho que não é preciso dizer mais nada a não ser que é viciante, de tal forma que já andei a pesquisar como posso fazer igual.
9. Fatányéros
É o prato ideal para quem quer experimentar vários tipos de carne de uma só vez, no fundo é como o nosso misto de carnes, mas em vez das carnes virem grelhadas elas veem panadas, pelo menos no Kisharang Restaurant foi assim que serviram.
Com este prato vai poder provar as salsichas, bacon, panado de porco, panado de vitela, queijo frito panado, batatas, cebola, couve etc... haja apetite!
10.Töltött aranygaluska
Sobremesa judaica, o seu nome "aranygaluska" significa literalmente "bolinho de ouro". São umas bolinhas de massa que são mergulhadas em açúcar e canela e depois assadas.
Nós comemos a versão com recheio de frutos vermelhos e com um molho quente de baunilha.
Foram muitos os pratos que tivemos oportunidade de provar em Budapeste, mas estes foram os 10 pratos que mais nos marcaram e que recomendamos que experimentem.
Boa Viagem!