Croácia - Zadar, deixe-se encantar.
Como já vos falei anteriormente, viajar com crianças requer um planeamento extra. A Croácia é um país lindíssimo, mas também quentíssimo e com muita procura turística. Com um bebé de 18 meses tivemos que ter em consideração a temperatura e longas filas de espera, quem tem crianças sabe que a paciência delas é muito limitada! Por isso optamos por viajar no final de Maio, as temperaturas já estavam agradáveis mas não quente de mais para o Rafael e como ainda não era alta temporada as filas ou eram inexistentes ou muito pequenas. Para além de que os preços também estavam bem mais em conta 😉. O nosso voo foi Manchester-Zadar pela Ryanair e correu muito bem, sem atrasos e com uma tripulação muito simpática e atenciosa para o nosso pequeno Rafael.
Como tínhamos planeado viajar por várias cidades croatas, alugámos um carro pela Rentalcars.com com a Avis. Como já vos falei no post anterior, correu tudo bem mas é preciso ter muito cuidado, eles vão inspecionar o carro à lupa... até com lanternas viram o carro para garantir que não havia riscos ... no final correu tudo bem, mas foi o primeiro país que vi fazerem uma inspecção daquela maneira. Talvez o seguro de franquia seja uma boa opção caso não queira estar com muitas preocupações.
Conhecer a cidade
Zadar não é uma cidade muito grande e as principais atrações encontram-se concentradas na Stari grad, o centro histórico da cidade, murado e com muitos vestígios do domínio romano. Ao entrar no centro histórico parece que entra numa outra dimensão, deixe-se perder nas pequenas ruas, quase que labirínticas e envolva-se na movimentação e vida que aquele centro histórico lhe transmite.
Igreja de São Donato
É um dos símbolo da cidade, exemplo da arquitetura bizantina da Dalmácia, foi erguida sobre o Fórum Romano.
Ruínas Romanas
Catedral de Santa Anastácia
É a maior igreja na região da Dalmácia. A construção desta basílica românica de três naves ocorreu em dois momentos diferentes: o primeiro entre os séculos XII e XIII e a segunda entre os séculos IX e XI.
A Praça do Povo e a Torre da Guarda
Portão da Terra
Foi construído em 1543 como entrada para cidade.
O centro histórico e encantador mas a principal atracão de Zadar é sem duvida Riva que é uma calcada que acompanha o mágico mar adriatico.Nela ficam o Órgão do Mar e o monumento Saudação Ao Sol.
Riva
O Órgão do Mar construído em 2005 é o primeiro órgão em que a música é tocada pelo mar. São 35 canos submersos instalados numa escadaria, onde nos podemos sentar, relaxar e apreciar a paisagem. O ar que entra pelos canos através do movimento das ondas e do vento faz a ”música”, é algo indescritível.O som é sempre diferente, varia de acordo com o movimento das ondas e do vento.
Órgão do Mar
A Saudação Ao Sol é um grande círculo de 22m de diâmetro de painéis solares fotovoltaicos que absorvem a luz ao longo do dia e que se iluminam à noite como fosse um prolongamento do magnifico pôr do sol pela noite fora.
A cidade tem a fama de ter o pôr do sol mais bonito do mundo e realmente é um momento mágico que marcou sem dúvida a nossa viagem.
Onde comer
A gastronomia local é muito boa mas é muito evidente a influência italiana. Pizzas, pastas e gnocchis vai encontrar em quase todos os menus.
Um dos restaurantes que nos agradou bastante foi Proto Food & more trata-se de um restaurante que conjuga a cozinha tradicional com a moderna. Foi uma experiência gastronómica muito agradável e a simpatia dos empregados tornou tudo ainda melhor. Se pretender ir a esse restaurante convém ir cedo ou fazer uma reserva porque é muito concorrido.
Deixo vos algumas imagens do que lá comemos só para vos abrir o apetite 😉
Mas claro que se é tão forte a influência italiana na gastronomia croata não podiam faltar os gelados... quem já teve a felicidade de provar os verdadeiros gelados italianos sabe que são inesquecíveis... e em Zadar encontrámos várias geladarias com gelados italianos maravilhosos... nem o Rafael conseguiu resistir! 😊
De que está à espera para ir até Zadar?
Boas viagens!