De que está a espera para explorar a gastronomia Búlgara?
No post anterior falei-vos da cidade, sobre os pontos turísticos e algumas curiosidades mas não abordei nada sobre a gastronomia local. A gastronomia búlgara é uma parte muito importante da cultura daquele país e por isso merecia um post só sobre ela.
Para nós a gastronomia dos países é sempre um ponto a explorar, adoramos experimentar novos sabores, novas técnicas culinárias, novos ingredientes, e através da partilha gastronómica ficamos a conhecer melhor os países.
Quando se viaja com bebés ou crianças mais pequenas a alimentação pode ser uma dor de cabeça, felizmente para nós não é, o Rafael come muito bem e de tudo.
Claro que varia de criança para criança, mas a forma como introduzimos os alimentos ao bebé, a diversidade dos alimentos apresentados e a variedade de sabores ajuda muito a educar o paladar e aceitação de novos sabores e texturas por parte da criança. Nós começamos aplicar ao Rafael o método BLW - baby ledweaning, a partir dos 6 meses, para além de lhe aumentar a autonomia, porque era ele que escolhia o que ia comer e levava a boca, permitia-o explorar os alimentos de acordo com a sua vontade e curiosidade, o que os leva a querer experimentar novos alimentos e sabores, para além de os "educar" a participar nas refeições familiares e estarem sentados à mesa com a família.
Mas voltando a gastronomia búlgara... ligada a culinária dos Balcãs, foi influenciada pela culinária do Império Otomano, o antigo império turco, mas também verificamos influências gregas, húngaras e até italianas.
A sua gastronomia esta baseada em ingredientes como carnes, enchidos, legumes,temperos marcantes e cereais. Ela é muito variada e saborosa que vale muito a pena experimentar.
Pela primeira vez fizemos um tour gastronômico, o Balkan Bites – Sofia's FREE Food Tour e foi sem dúvida uma experiência fantástica e a qual recomendamos fazer. Funciona como os free walking tour, é gratuito, tem uma duração de 2h e a nossa guia para além de nos falar sobre a gastronomia e de algumas curiosidades, foi possível provar alguns pratos típicos, como Tarator, Banitsa, pequenos canapés com queijos e outros produtos tipicos e ate tivemos direito a provar um vinho búlgaro e aprendemos a dançar um género de folclore búlgaro.
Um food tour com um bebe? Sei que para muitos pais isso pode ser impensável, mas na realidade não é, nem tem que ser...como já vos falei, nós defendemos que quanto mais cedo introduzirem novos alimentos e sabores, mais fácil será educar o paladar da criança para aceitarem novos sabores e texturas.
Alguns dos pratos típicos.
- Iogurte
Este iogurte está muito presente na gastronomia búlgara, dizem que antigamente era alimento obrigatório em todas as meses e em todas as refeições. E considerado como um elixir de longevidade, um remédio, um desintoxicante, um elemento dietético e afrodisíaco, devido à existência de uma bactéria "Lactobacillus bulgaricus".
[caption id="attachment_3486" align="alignnone" width="2448"] Prato de iogurte que nos serviram de entrada ... foi impossivel esperar ate tirar a fotografia... é delicioso.
- Shopska Salata
É uma salada tradicional, criada pelo povo Shopi da região de Sófia, e daí o nome shopska. Tem como ingredientes o tomate, o pepino, cebola, pimento verde e vermelho e o queijo búlgaro "Syrene". Consegue encontrar um paralelismo entre esta salada e um símbolo nacional búlgaro?
Pois é a salada tem as mesmas cores da bandeira nacional, Branco do queijo e cebola, Vermelho do tomate e do pimento e Verde do pepino e pimento.
O Rafael adora vegetais e como já era de se esperar devorou esta salada.
- Karnache
Trata-se de salsichas muito finas e enroladas. São feitas com carne de porco e temperadas com a mistura de especiarias búlgaras, e são umas das mais famosas da Bulgária
Nós provamos essas salsichas juntamente com um género de grelhado misto e são realmente muito boas.
- Tarator
Sopa frio feita de iogurte com pepinos, funcho e alho. Consumida especialmente nos dias quentes, apesar do frio que fazia tivemos que provar
Dizem que existe uma "disputa" da origem desta receita com os gregos, pois os mesmos dizem que os búlgaros copiaram a receita do famoso molho grego Tzatziki e que apenas adicionaram água... não sei se foi uma cópia, inspiração ou apenas coincidência, mas a verdade é que são duas versões muito boas.
- Kapama
É um prato tradicional, preparado com arroz, folhas de couve, especiarias e com vários tipos de carne, como porco, frango, vitela e salsichas, cozinhadas lentamente por várias horas. A versão que comemos tinha uma massa de pão a cobrir a caçarola, a receita original a caçarola era selada com argila.
Assemelha-se um pouco ao sabor do nosso cozido a Portuguesa mas o tempero búlgaro confere-lhe um toque especial.
- Banitsa
Bolo feito com massa filo e recheado com syrene, comem habitualmente esse bolo ao pequeno almoço. Existem outras variantes como o de Syrene e espinafres ou syrene e abóbora. Nós provamos só com Syrene e gostamos muito ... e o Rafael nem se fala ...
- Sarmi
Outro prato tradicional feito com folhas de couve ou videira recheadas. O recheio pode ser de vários ingredientes mas os mais populares são os de arroz, carne e vegetais.
Sugestões de restaurantes
Existem em Sófia restaurantes para todos os gostos e carteiras. Vou falar apenas de dois um mais turístico e outro bem local, porque foram os que para nós mais se diferenciaram.
Se procuram um restaurante 0% turístico têm que vir a este restaurante. Encontramos este restaurante por acaso numa pesquisa no tripadvisor e como estávamos perto e queríamos experimentar algo 100% búlgaro fomos lá e sinceramente não nos arrependemos e gostamos tanto que jantamos lá 2 vezes.
É um restaurante pequenino, decorado com produtos regionais, muito acolhedor.
Fomos logo recebidos com um grande sorriso pelo empregado de mesa que nos trouxe o menu, ao abrirmos o menu vimos que estava em búlgaro... pedimos um em inglês mas não havia... aquele restaurante era para os locais e não estava preparado para turistas... ainda tentamos traduzir alguma coisa mas foi impossível. O empregado foi de uma simpatia e paciência estonteantes e no seu inglês extremamente básico e com linguagem gestual lá nos foi ajudando e sugeriu uns pratos típicos. A comida podia não ter a apresentação tão cuidada como no restaurante que vos falei anteriormente, mas o sabor fazia nos esquecer tudo. Ali tivemos a certeza que estávamos a provar o verdadeiro sabor da culinária búlgara. E o preço?! Bem isso nem se fala ... pão quentinho acabado de fazer, uma comida maravilhosa, saladas, cervejas e tudo isso por 27.20 Lev ou seja 13 euros ou 12 libras.
Fica em bul. Hristo Botev 90, e vale MUITO a pena!
De que está a espera para explorar os sabores búlgaros?