Parque Temático Molinológico, um local para toda a família.
Tirámos um fim de semana sem planos, acho que foi mesmo a primeira vez que o fizemos, normalmente quando viajamos, mesmo dentro de Portugal, temos sempre um roteiro com locais ou actividades para fazer mas desta vez apenas tínhamos a marcação no Hotel Rural Vale Do Rio.
Como vos falei no post anterior Hotel Rural Vale Do Rio - Onde as famílias podem ser felizes, o hotel é fantástico e tem uma oferta que nos permite estar o tempo todo no hotel a desfrutar de toda aquela paz e tranquilidade. Conhecemos inclusive famílias que fizeram isso mesmo, optaram por ficar sempre no hotel a relaxar e a aproveitar o tempo em família.
Essa também era a nossa ideia inicial, mas o staff do hotel falou-nos do Parque Temático Molinológico que fica a 8 km do hotel, na encantadora aldeia de UL e não conseguimos resistir ao convite.
O Rafael já tinha conhecido os moinhos de vento, quando estivemos na Holanda ( Zaanse Schans onde moinhos e tamancos se transformam em história viva.) mas ainda não conhecia os moinhos de água, por isso achamos que seria uma oportunidade fantástica.
As primeiras referências históricas alusivas à moagem em moinhos de água de rodízio surgem em 1755. A freguesia de Ul, registava dezenas de moinhos distribuídos ao longo de dois rios o Antuã e o Ul.
A moagem e a panificação eram duas das principais actividades daquela zona e nesse sentido a autarquia promoveu a criação do Parque Temático Molinológico de Oliveira de Azeméis, que é uma espécie de "museu vivo" onde podemos ver as estruturas da confeção do pão e de moagem de cereais.
Já estávamos entusiasmados com a informação que o Hotel Rural Vale Do Rio nos tinha dado, mas quando chegamos ao local ficamos completamente rendidos. O parque está muito bem conseguido, para além dos moinhos podemos encontrar um pequeno museu, uma padaria, um café, parque de merendas, WC e 2 percursos Pedestres sinalizados que nos levam ao passado através da Rota dos Moleiros e da Rota do Castro.
Mas a melhor forma de começar a explorar o parque é sem dúvida com a visita guiada que o parque disponibiliza. Sem essa visita a nossa experiência não tinha sido a mesma.
A nossa guia foi a Catarina que com toda a sua simpatia levou-nos a conhecer a fundo todo o funcionamento dos moinhos. A visita foi muito interativa e o Rafael com os seus 2 anos e meio esteve sempre atento e gostou tanto que nem queria deixar a Catarina ir embora.
O final da visita não poderia terminar de melhor forma, na padaria: lá tivemos a oportunidade de conhecemos o padeiro Miguel, que com toda a paciência, simpatia e orgulho, nos explicou todo o processo da execução das famosas padas e regueifas de UL. Tudo feito num forno a lenha, de forma artesanal com muito amor e respeito pela tradição.
Depois de toda aquela explicação... só nos restava provar as famosas padas e regueifas... só vos posso dizer que as padas são divinais e as regueifas viciantes... tivemos que comprar mais para levar na viagem, pois o Rafael estava sempre a pedir mais.
Venha com o Rafael explorar o Parque Temático Molinológico!
Sinalização dos Trilhos pedestres
Boa viagem!