Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Viajante de fraldas

Roteiros,dicas e partilha de experiencias para inspirar e incentivar viagens em família. Blog sobre viagens com crianças, actividades, psicologia infantil e muito mais.

Viajante de fraldas

Roteiros,dicas e partilha de experiencias para inspirar e incentivar viagens em família. Blog sobre viagens com crianças, actividades, psicologia infantil e muito mais.

Parque Temático Molinológico, um local para toda a família.

02.10.18 | Viajante de fraldas

IMG_4053.JPG

 

Tirámos um fim de semana sem planos, acho que foi mesmo a primeira vez que o fizemos, normalmente quando viajamos, mesmo dentro de Portugal, temos sempre um roteiro com locais ou actividades para fazer mas desta vez apenas tínhamos a marcação no Hotel Rural Vale Do Rio.

Como vos falei no post anterior Hotel Rural Vale Do Rio - Onde as famílias podem ser felizes, o hotel é fantástico e tem uma oferta que nos permite estar o tempo todo no hotel a desfrutar de toda aquela paz e tranquilidade. Conhecemos inclusive famílias que fizeram isso mesmo, optaram por ficar sempre no hotel a relaxar e a aproveitar o tempo em família.

Essa também era a nossa ideia inicial, mas o staff do hotel falou-nos do Parque Temático Molinológico que fica a 8 km do hotel, na encantadora aldeia de UL e não conseguimos resistir ao convite.

O Rafael já tinha conhecido os moinhos de vento, quando estivemos na Holanda ( Zaanse Schans onde moinhos e tamancos se transformam em história viva.) mas ainda não conhecia os moinhos de água, por isso achamos que seria uma oportunidade fantástica.

As primeiras referências históricas alusivas à moagem em moinhos de água de rodízio surgem em 1755. A freguesia de Ul, registava dezenas de moinhos distribuídos ao longo de dois rios o Antuã e o Ul.

A moagem e a panificação eram duas das principais actividades daquela zona e nesse sentido a autarquia promoveu a criação do Parque Temático Molinológico de Oliveira de Azeméis, que é uma espécie de "museu vivo" onde podemos ver as estruturas da confeção do pão e de moagem de cereais.

 

Já estávamos entusiasmados com a informação que o Hotel Rural Vale Do Rio nos tinha dado, mas quando chegamos ao local ficamos completamente rendidos. O parque está muito bem conseguido, para além dos moinhos podemos encontrar um pequeno museu, uma padaria, um café, parque de merendas, WC e 2 percursos Pedestres sinalizados que nos levam ao passado através da Rota dos Moleiros e da Rota do Castro.

Mas a melhor forma de começar a explorar o parque é sem dúvida com a visita guiada que o parque disponibiliza. Sem essa visita a nossa experiência não tinha sido a mesma.

IMG_4050.JPG

A nossa guia foi a Catarina que com toda a sua simpatia levou-nos a conhecer a fundo todo o funcionamento dos moinhos. A visita foi muito interativa e o Rafael com os seus 2 anos e meio esteve sempre atento e gostou tanto que nem queria deixar a Catarina ir embora.

O final da visita não poderia terminar de melhor forma, na padaria: lá tivemos a oportunidade de conhecemos o padeiro Miguel, que com toda a paciência, simpatia e orgulho, nos explicou todo o processo da execução das famosas padas e regueifas de UL. Tudo feito num forno a lenha, de forma artesanal com muito amor e respeito pela tradição. 

Depois de toda aquela explicação... só nos restava provar as famosas padas e regueifas... só vos posso dizer que as padas são divinais e as regueifas viciantes... tivemos que comprar mais para levar na viagem, pois o Rafael estava sempre a pedir mais.

 

Venha com o Rafael explorar o  Parque Temático Molinológico!

GH011078.jpg

Sinalização dos Trilhos pedestres

IMG_3939.JPG

IMG_3904.JPG

IMG_3905.JPG

IMG_3907.JPG

IMG_3923.JPG

IMG_3908.JPG

IMG_3911.JPG

IMG_3925.JPG

IMG_3930.JPG

GH011084.jpg

GH011105.jpg

 

 

 

 

 

 

IMG_4049.JPG

GH011124-1.jpg

 Boa viagem!

2 comentários

Comentar post