Está a chegar o Natal! Vamos fazer prendinhas?
Para as crianças, a quadra natalícia resume-se a presentes, presentes e mais presentes e claro ao Pai Natal. Mas o Natal é muito mais do que isso, e é fundamental que nós pais passemos essa mensagem para as nossas crianças, de forma a que eles percebam o verdadeiro espírito da quadra.
Como podemos fazer isso?
- Preparando com as crianças sacos com roupas, calçados, brinquedos e doces para dar a crianças carenciadas, ensinando-as a serem mais amigas, generosas e a partilhar.
- Levando as crianças para fazerem a entrega desses mesmos sacos, ensinando-os a dividir, a doar e a ter atenção com os outros.
- Chamando-os para ajudarem na montagem da árvore de Natal, fazendo-os perceber que o natal é uma época de partilha, colaboração e união.
- Pedindo ajuda para montar o presépio, falando do significado de cada imagem e do valor da família.
- Lendo historias, ouvindo e cantando músicas de Natal juntos, realçando dessa forma a importância do tempo em família.
Mas claro que os presentes existem e fazem parte desta quadra. Não posso ser hipócrita e desvalorizar essa parte, adoro receber presentes e adoro dar presentes e não olho para a troca de prendas como um acto de consumismo, mas sim como um momento de confraternização, de troca de carinho e de amor.
Procuro sempre passar ao Rafael os melhores princípios e valores, para além de fazer com ele tudo o que acima referi, no que toca aos presentes optei por fazer com ele as lembranças que vai dar a família e aos amigos.
Dessa forma, para além de criar um presente original e por pouco dinheiro, estamos a oferecer algo mais especial, pois foi criado pelas suas mãos. E ainda consigo trabalhar com ele a:
- Destreza psicomotora.
- Criatividade e imaginação.
- Concentração.
- Satisfação pelo término de tarefas não imediatas.
Já sem falar do fortalecimento que estas tarefas provocam na relação pais e filhos, aqueles momentos de partilha, diversão e união, que vivemos durante a execução das lembranças e valem ouro e são inesquecíveis.
Vou-vos falar dos presentes realizados o ano passado, pois os deste ano estão em segredo!
O Rafael tinha 13 meses quando os fez e digo-vos que foi fantástico não só para nós mas para ele também… acho que as fotos conseguem transmitir bem a alegria que se viveu naquele momento.
Rafael cookies
Optámos por fazer umas bolachas de Natal e acompanhamos o pacotinho das bolachas com um livro com os passos para a sua confecção. Tudo feito em casa, fotos tiradas com a maquina do papá, livro criado no word e impresso em casa, sem gastar muito dinheiro mas com muito amor.
![15697661_1460491290628142_2704396552865118649_n]()
Passo a passo :
- Misturamos os ingredientes
- 6 chávenas de farinha
- 3 chávenas de açúcar
- 400g Manteiga a temperatura ambiente
- 4 Ovos
- 1 colher de chá de Fermento
- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha (opcional)
- Leva-se a massa ao frigorífico por 30 minutos.
- Estende-se a massa
- Colocam-se os moldes na massa.
- Os moldes cortam a massa com os desenhos dos mesmos.
- Estão a ver? Ficam assim!
Levamos as bolachas ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 10 a 15 minutos. - Depois de cozidas, deixamos arrefecer e decoramos a gosto.
- Devemos sempre fazer o controlo de qualidade
- Já estão prontas. Bom apetite!
Imaginem a cara dos familiares e amigos quando receberam estes presentes do Rafael… simplesmente adoraram! E é isso que se pretende com a troca de presentes no natal, não um acto consumista mas sim um acto de amor, alegria e partilha.
Chamem os vossos filhos para fazerem as prendinhas de natal e criem momentos inesquecíveis para si, para eles e para toda a família e amigos.
Feliz Natal!