Entre nesta viagem gastronómica pela Varsóvia.
Depois de percorrer os principais locais turísticos em Varsóvia, chegou o tempo conhecer a gastronomia daquela cidade. A culinária polaca é muito influenciada pelos países vizinhos, mas também tem várias influências alemãs, turcas, húngaras, judias e até francesas. Nós já tínhamos estado em Cracóvia por isso aqueles sabores não eram uma novidade. Para quem nunca foi à Polónia ou nunca provou pratos polacos prepare-se para sabores fortes, pratos substanciais, com uso de muitas especiarias mas não são picantes.
Entre nesta viagem e descubra Varsóvia através dos seus sabores.
8 Pratos que deve provar :
- Bife Tártaro
Uma das teorias da origem do bife tártaro remete ao século XIII, quando cavaleiros tártaros invadiram a Polónia. Eles não queriam parar para preparar as refeições, por isso colocavam as tiras de carne debaixo das selas e as mesmas moíam a carne dura e crua durante as cavalgadas, após algum tempo de travessia, o alimento transformava-se uma "massa" mais macia e fácil de mastigar. - Barszcz Czerwony
Sopa de beterraba servida com perogis. - Zurek
Sopa à base de levedura de centeio, enriquecida com legumes e acompanhada de ovo cozido e salsichas. Diz-se, também, que é uma boa cura para as ressacas por ser um caldo revigorante e muito nutritivo.Muitas vezes a sopa é servida num pão.
- Bigos
Guisado de repolho e carne, linguiça e cogumelos. - Pierogi
São um género de rissóis sem serem panados, feitos num formato semicircular feitos de massa de farinha de trigo, normalmente recheados com carne, repolho,cogumelo. O tradicional é serem cozidos na água com sal. Também é comum que sejam consumidos assados ou fritos. Pessoalmente preferimos os fritos. - Placki Ziemniaczane
Panqueca de batata de origem judaica pode ser servida com diversos acompanhamentos. Um dos mais tradicionais é com goulash (estufado de carne), molho de cogumelos e salada. - Golonka
Joelho de porco assado lentamente e acompanhado por repolho. Chocolate
Chocolate? É verdade. Nunca pensei sugerir chocolate na Polónia, mas depois de conhecermos o café Wedel, não podia deixar de o referir como algo que devem experimentar.Wedel é uma empresa fundada em 1851 em Varsóvia por Karol Wedel. Durante a Segunda Guerra Mundial, a fábrica apenas podia fabricar chocolate para os alemães, mas Wedel organizou secretamente cursos educativos e serviu refeições para a população local. Como tudo na cidade a fábrica e café foram destruídos e tiveram que ser replicados. Mesmo que não seja um amante de chocolate deve visitar este café, a arquitetura interior do café é incrível. A oferta de chocolates é imensa, confesso que não sou amante de chocolate mas foi impossível resistir e não provar algumas variedades de chocolates quentes e os famosos Pierogi de chocolate. Nem preciso dizer que o Rafael adorou!
Para conhecerem um pouco mais da história desta empresa clique aqui.
Para informações de horário de funcionamento, localização e menu clique aqui.
Bebidas típicas
As bebidas mais típicas da Polónia são a vodka e a cerveja.
As marcas de cerveja mais comercializadas na Polónia são a Lech e a Tyskie. Entre as vodkas, a Zubrowka é a rainha.
Mas existem outras bebidas muito populares como a Kompot que é uma bebida não-alcoólica, feita com frutos, frescos ou secos cozidos em água. Normalmente adicionam mel ou açúcar e é servida quente ou fria.
O vinho quente aromatizado com frutos e especiarias, o Miod pitny que é uma espécie de hidromel e os licores de frutos nomeadamente o de cereja, que muitos restaurantes oferecem no final das refeições.Boa viagem!