Benefícios da relação avós e netos
Sendo hoje dia dos avós, e eu uma assumida menina da avó, mesmo já não a tendo fisicamente presente, não podia deixar de falar dessas pessoas que tanto nos marcam e que tanto nos fazem bem.
Infelizmente quando nasci já não tive oportunidade de conhecer os meus avós paternos nem o meu avô materno, mas tive o grande privilégio de ser criada, educada e amada pela melhor avó do mundo!Eu sei que cada um está agora a dizer: "não é nada, a melhor avó é a minha!"Pois é e esse efeito que elas e eles têm em nós... são memoráveis, inesquecíveis, marcantes...são como bússolas que nos orientam, que nos guiam e que nos levam a bom porto. Já ouviram falar da "Hipótese avó"?Vários antropólogos e cientistas como Hawkes, James O’Connell e Nicholas Blurton Jones estudaram a longevidade humana, especialmente das mulheres, em comparação a outros primatas.Do ponto de vista adaptativo não fazia sentido.As mulheres mais velhas não se reproduzem e não são muito fortes. Qual seria então a era razão evolutiva para elas viverem tantos anos?Foi aí que surgiu a "hipótese da avó”. De acordo com essa teoria, as mulheres mais velhas e em idade já não reprodutiva ocupavam outras funções nas sociedades de caçadores-coletores, a de cuidadora. As avós permitiam que as mais novas engravidassem com maior frequência, aumentando assim a tribo. E libertavam os mais novos dos cuidados das crianças para irem caçar alimentos.
Vários outros estudos foram realizados a esse respeito e no geral todos concluíram que desde sempre, os avós têm desempenhado um papel crucial no desenvolvimento e sobrevivência dos seus netos e contribuíam para que a sociedade sobrevive-se e prosperar-se.
Relação avós e netos na sociedade actual.
Durante muitos e muitos anos, esse tipo de relação entre avós e netos era normal, muitos viviam na mesma casa ou moravam perto. O contacto era muito frequente ou praticamente diário.Nos dias de hoje nem todos temos a sorte de os ter por perto. Vivemos numa sociedade dispersa, rápida e móvel.A relação avós e netos muitas vezes é feita virtualmente – vivemos em cidades diferentes, países diferentes ou até mesmo continentes diferentes.Como é o nosso caso, o Rafael tem as avós e bisavó em Portugal e vive em Inglaterra.Felizmente temos conseguido um contacto muito frequente com as avós para além de ir a Portugal frequentemente (em 20 meses de vida já foi 7 vezes) praticamente todos os dias fala e vê as avós pelo skype e elas também vêm cá visitá-lo. Ainda agora em Agosto vai poder aproveitar os mimos da avó materna durante um mês inteirinho.
Benefícios da relação avós e netos
Enquanto aos pais tem a função de educar, os avós ficam com a tarefa de complementar esta educação. Normalmente dizemos que os avós estragam os netos com mimos, mas na realidade eles com esses "mimos" estão a promover na criança um sentimento de proteção, pois estão 100% disponíveis para os netos, para os ouvir, para os orientar e acompanhar, ajudam na formação da personalidade pois nos primeiros anos de vida os vínculos afetivos e familiares são essenciais e criam memórias fortes, quem não se lembra das historias que os nossos avós nos contaram? Ou das comidinhas das avós?
Vários estudos realizados comprovam que crianças que mantém uma relação e vínculo próximos com os avós são:
- emocionalmente mais inteligentes
- mais sociáveis
- têm melhor desempenho escolar
- mais felizes
- mais bondosas e generosas
- menos ansiosas
- menos depressivas na adolescência ou na idade adulta
- mais confiantes, apresentam uma autoestima elevada
- mais respeitosos e compreensivos com os mais idosos
Mas esta relação trás benefícios para ambas as partes.
A chegada de um neto é um momento de extrema alegria, amor e renovação. É como que se os avós rejuvenescessem para acompanhar o crescimento dos netos. Eu senti isso com a chegada do Rafael, quando observo as avós a brincar com ele, elas parecem que voltaram a ser crianças, alegres, dinâmicas e cheias de energia e a bisavó nem se fala ... ganhou garantidamente anos de vida.
Os avós também ficam beneficiados com esta relação porque:
- ficam mais activos, querem cuidar e acompanhar as brincadeiras dos netos.
- sentem-se úteis, muitos já não trabalham e com a chegada dos netos sentem que voltaram a ter um papel activo e útil.
- adquirem novas aprendizagens, aprendem a trabalhar com telemóveis, computadores, internet, etc tudo para acompanhar os netos
- aumento da sensação de bem estar
- menor risco de depressão
- ficam cognitivamente mais activos, ao relembrar historias passadas para contar aos netos os avós estão a exercitar-se.
Os avós criam memórias que o coração guarda para sempre.De que está a espera?Não há limite de idade ou de distância para receber os mimos dos avós, eles estarão sempre lá disponíveis para os netos, nem que seja a distância de uma chamada telefónica ou do skype.
Rafael com avó materna
Rafael com bisavó paterna
Rafael com avó paterna
Feliz dia dos avós!