Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Viajante de fraldas

Blog sobre viagens com crianças, actividades, psicologia infantil e muito mais.

Viajante de fraldas

Blog sobre viagens com crianças, actividades, psicologia infantil e muito mais.

Sófia a cidade que tem que visitar!

22.11.17 | Viajante de fraldas

Para celebrarmos o aniversário dos "homens" cá  de casa resolvemos fazer uma viagem por 3 países, particularmente pelas capitais.

Sófia foi o nosso primeiro destino. Chegámos a 23 de Outubro e as temperaturas já estavam muito baixas e infelizmente apanhamos alguns períodos de chuva, mas como bons viajantes nada nos demoveu de explorar a cidade.

Sófia embora seja a capital da Bulgária está pouco preparada para o turismo, já que normalmente a procura turística recai mais pela parte litoral do pais , onde encontramos a famosa sunny beach.  Mas digo-vos que Sófia é um encanto de cidade e vale muito a pena inclui-la nos vossos roteiros de viagens.

Ao contrário das outras capitais europeias em que encontramos tudo traduzido para inglês e em qualquer local encontramos pessoas que falem inglês ou outras línguas, em Sófia isso não acontece, muitos foram os locais que visitamos em que não falavam inglês ou se falavam era muito básico. Mas isso não foi um problema os búlgaros são muito simpáticos e mesmo não falando a mesma língua, eles tentavam se expressar. Confesso que fiquei rendida à simpatia búlgara, íamos na rua com o Rafael e várias pessoas metiam conversa e mesmo sem as entender elas por gestos acabavam por se fazer compreender.

Para além de não falarem inglês eles usam o alfabeto cirílico o que dificulta ainda mais a coisas, especialmente sem tradução em outras línguas ... mas até isso nos encantou :)

 

Alfabeto cirílico 

Alfabeto cirilíco

 

Curiosidade: o alfabeto cirilíco foi inventado na Bulgária no século IX por dois missionários cristãos bizantinos, Cirilo e Metódio, durante o primeiro Império Búlgaro e a pedido do rei, com o objetivo de transcrever a bíblia para as línguas eslavas.

 

Um pouco de história

Sófia é uma das capitais mais antigas da Europa. O país está marcado por diversas invasões, desde os romanos, foi dominada pelo Império Bizantino, ficou submissa a Constantinopla (Turquia) por quase 2 séculos. Depois da queda do império Bizantino, entrou em conflito com os vizinhos, Grécia e Sérvia, e logo depois com a Roménia, Macedónia e Trácia.Todos esses conflitos deixaram a Bulgária enfraquecida o que originou que fossem novamente dominados pelo Império Otomano e mais tarde pelos Russos. De 1879 até 1989 viveram sobre o domínio comunista. Só com a queda do muro de Berlim, e do o esfacelamento da URSS, a Bulgária conseguiu sua independência.

Em Sófia são bem visíveis as marcas desses conflitos e do domínio comunista.

 

O Leão

Reza a lenda que as tribos búlgaras chegaram a Sófia com relatos de leões e da sua coragem da autoridade que impunham, embora não haja provas disso o leão  tornou-se o símbolo da cidade.

IMG_0896

 

O que ver em Sófia

Os principais pontos turísticos ficam no centro da cidade permitindo por isso explorar facilmente a cidade a pé.

 

Sugestão: Sempre que possível fazemos o free walking tour, sem dúvida uma das melhores formas de conhecer as cidades, os pontos turísticos, curiosidades e cultura dos países. E sim, é possível fazer um tour com bebés ou crianças, felizmente cada vez vemos mais crianças nesses grupos.

 

O Rafael já fez vários e por ser o mais pequeno acaba por ser a mascote do grupo.

 

Foto de Free Sofia Tour.

 

Fizemos o Free Sofia Tour com uma duração de cerca de 2 horas com a simpática guia Anina que para além de nos mostrar e falar sobre os pontos turísticos/históricos também nos falou de algumas curiosidades locais.

 

Alguns dos pontos turísticos que visitamos:

  • Catedral Alexandre Névsky

A catedral é lindíssima e um dos cartões postais de Sófia. É uma das maiores igrejas ortodoxas do mundo, construída em agradecimento ao povo russo pela ajuda na independência contra o Império Turco OtomanoAlexandre Névsky além de ser um monarca, foi canonizado e é um santo popular na Rússia.A entrada é gratuita, mas se pretender tirar fotografias é necessário pagar uma taxa. A nossa guia já nos tinha avisado sobre essas taxas para tirar fotografias em alguns locais e advertiu-nos para não tentarmos "ultrapassar" essa regra pois não teríamos uma experiência agradável com os guardas búlgaros  :)

IMG_0892.JPG

20171024_100043359_iOS.jpg

20171024_100313052_iOS.jpg

 

 

  • Igreja de Sveta Sófia ou Hagia Sophia

Igreja que deu nome a cidade, foi construída no século VI, durante o reinado do imperador Justiniano I. Durante o domínio otomano, o edifício foi convertido em uma mesquita e os seus afrescos do século XII foram destruídos, mais tarde foi demolida por um terremoto e reconstruída no século XX. Na parte da frente existe um sino pendurado numa árvore, cujas badaladas anunciaram a liberação da cidade do domínio nazi, durante a segunda guerra mundial.

IMG_0900.JPG

IMG_0904.JPG

IMG_0905.JPG

 IMG_0930.JPG

IMG_0934.JPG

IMG_0935.JPG

 

  • Igreja Russa Sveti Nikolay Mirlikiis

A Igreja foi construída de acordo com os moldes russos a pedido de um diplomata, que achava que as igrejas búlgaras não eram suficientemente ortodoxas e por isso ele temia pela sua salvação. O Santo padroeiro dessa igreja é o São Nicolau e entre os populares e conhecida como a igreja dos milagres.

Na cripta da igreja encontrámos a sepultura de São Serafim, e reza a lenda que quem  escrever um papelinho com um desejo e colocá-lo numa caixa ao lado do sarcófago, ele irá se realizar. Claro que não podíamos deixar de tentar a nossa sorte e deixámos lá o nosso pedido, agora só temos que esperar que São Serafim atenda o nosso pedido.

Não é permitido tirar fotografias tanto do interior da igreja como da cripta, mas é sem dúvida um ponto a não perder caso vá até Sófia.Embora seja muito pequenina ela é magnifica...linda, linda linda!

 

IMG_0887

IMG_0938.JPG

 

IMG_0945.JPG

 

  • Igreja de Santa Nedelya

A igreja foi alvo de um terrível ataque em 1925 durante o funeral de um militar muito importante. Nesse ataque morreram 150 pessoas entre os quais os principais líderes políticos e militares de Sófia e 500 pessoas ficaram feridas, mas o ataque tinha como principal alvo o Tsar Boris III, que não sofreu rigorosamente nada... e sabem o porquê? Porque chegou atrasado à cerimónia, quando chegou a explosão já tinha ocorrido, por isso existe o mito entre os búlgaros que chegar atrasado pode ser a salvação de uma pessoa. A nossa guia inclusive disse que começou o tour mais tarde de acordo com esse mito/crença.

 

Resultado de imagem para Santa Nedelya

 

  • Igreja de Sveta Petka Samardzhiiska

Uma pequena igreja construída no século XIV durante o império Otomano, não foi possível visitá-la mas reza a lenda que o herói nacional Vassil Levski foi aqui enterrado depois de ter sido enforcado pelos Otomanos.

IMG_0861

 

  • Teatro Nacional Ivan Vazov

O teatro mais antigo e mais importante de toda a Bulgária. Um edifício do estilo neoclássico, lindíssimo.Na entrada principal podemos admirar uma fachada simétrica, dominada por um grande pórtico e seis colunas. Podemos ver na parte frontal Apolo e suas musas, que e duas torres gémeas, coroadas por estátuas de Nike, a deusa grega alada da vitória.

IMG_0882.JPG

 

  • Igreja São Jorge 

Uma das mais antigas igrejas de Sófia, construída pelos romanos no século IV. Ao longo de sua longa história, a igreja serviu como um batistério, uma igreja cristã, uma mesquita e um mausoléu.Podemos ver junto a igreja restos de um hipocausto, que é um antigo sistema de aquecimento romano e ruínas de uma das principais ruas da Sérdica antiga, a atual Sófia.

O mais interessante é que remete muito para os tempos do comunismo vividos no país e que a a Igreja de São Jorge localiza-se num pátio no centro da cidade, rodeada por grandes edifícios públicos e o edifício da Presidência. Se repararem nas fotos esses edifícios são todos mais altos que a igreja, e não foram construídos assim por acaso, mas porque o regime comunista queria demonstrar que eles estavam acima da igreja.

IMG_0947

 

IMG_0949

 

  • Troca da guarda 

A troca da guarda ocorre de hora em hora, no edifício da presidência. Antigamente os guardas do edifício da presidência tinham que obedecer a determinados critérios, serem altos, terem olhos azuis e muito bonitos. Com o passar do tempo esses critérios foram alterados e já chegaram a ter mulheres a fazer a guarda.

Outra curiosidade é que no chapéu que usam existe uma pena, essa tem que  ser providenciada por cada guarda e tem de ser uma pena de águia... quando a nossa guia nos falou dessa história, imaginámos logo os guardas a caçar águias para lhes arrancar as penas, mas a verdade é muito menos aventureira...eles vão ao jardim zoológico pedir as penas .

 

IMG_0878.JPG

IMG_0879.JPG

 IMG_0955.JPG

 

  • Banhos Públicos Minerais

Sófia é conhecida pelas suas nascentes de água mineral. Na praça Boulevard Maria Luiza encontrámos o prédio dos banhos públicos da cidade, que atualmente é o Museu Histórico de Sófia, mas na fachada ainda se encontram pequenas fontes onde brotam água quente e rejuvenescedoras... não sei se fiquei mais nova, mas a verdade é que com o frio que estava aquela água soube-me muito bem!Esse edifício era a versão antiga do Facebook... ao domingo pessoas de vários estratos sociais encontravam-se nesse edifício para o banho semanal, para saber as novidades e para falarem da vida dos outros  :)

IMG_0870.JPG

IMG_0873.JPG

IMG_0875.JPG

 

  • Praça da tolerância

Sófia devia ser um exemplo para todos os países, lá encontrámos a praça ou quadrado da tolerância, onde co-habitam diferentes religiões em perfeita harmonia. Podemos ver uma Igreja Ortodoxa, uma Mesquita Islâmica, uma Sinagoga Judia e uma Igreja Católica. Muitas pessoas olham para o Bulgária como um país "menor", pouco desenvolvido, pouco interessante, mas a verdade é que depois de todos os conflitos e opressões que viveram, em vez de revolta, raiva ou rancor eles demonstram ser muito superiores a tudo isso e dão-nos uma  verdadeira lição de paz e respeito!

 

Resultado de imagem para map square of tolerance sofia

 

  • Praça Nezavisimost

Praça central onde encontrámos os melhores exemplos da arquitetura comunista. Os símbolos comunistas que adornavam os prédios foram retirados após a queda do regime.

 

IMG_0862

 

  • Praça Slaveykov

A praça recebeu esse nome em homenagem aos poetas búlgaros Pencho e Petko Salveykov. Na imagem abaixo podemos ver uma estátua com os mesmos sentados num banco.

Conseguem reparar em alguma coisa estranha?

 

IMG_1007

 

Pois é, para além da sombra dos dois poetas existem mais duas sombra... não, não pensem que é alguma história fantasmagórica, trata-se apenas de um convite para partilharmos junto com os  poetas o banco e apreciarmos a cidade que tanto os inspirou.

Sófia é sem dúvida uma cidade de partilha, verificamos isso em vários locais como na Praça da tolerância, nas fontes gratuitas de águas termais, na estátua dos poetas que vos acabei de falar e ainda mesmo nessa praça, encontrámos outro exemplo disso, um mercado de livros ao ar livre, onde podemos encontrar livros novos e antigos. Devem estar a perguntar, partilha num mercado? Troca de livros? Reutilização de livros usados? Nada disso, é uma partilha diferente...nesse mercado quando chegámos à procura de um livro, caso o vendedor com que estamos a falar não o tenha, ele vai falar com os outros vendedores do mercado para ver se eles tem e caso eles também não tenham eles ainda tentam externamente ver se te conseguem arranjar... não importa se são eles que ganham a venda ou os outros vendedores o importante e que o comprador saia satisfeito e arranje aquilo que procura.

 

 

  • Monumento de Santa Sófia

Encontra-se no mesmo lugar do antigo monumento de Vladimir Lenin. Foi erguida em 2001, a estátua de bronze e de cobre com 8 metros de altura, assente num pedestal de 16 metros de altura simboliza o poder, a fama e a sabedoria.

 

IMG_0865

 

  • Boulevard vitosha

É a principal rua comercial de Sófia, la podemos encontrar lojas de grandes marcas, cafés, restaurantes e lojas de produtos locais.

 

IMG_0968

 

Nas ruas paralelas a boulevard vitosha encontrámos igualmente ruas repletas de lojas, entre as quais umas subterrâneas ou na cave dos prédios, que nos deixaram intrigados. Como sou curiosa fui pesquisar e descobri que se chamam de Lojas klek, porque as pessoas tem que se por de joelho para chegarem as lojas e "Klek" significa joelho. As lojas contêm uma pequena janela aberta para a calçada.Os donos das lojas Klek foram alguns dos primeiros empresários da Bulgária depois da queda do comunismo.

 

IMG_0965IMG_0966

 

Sófia é uma cidade encantadora, com muito para nos ensinar e os búlgaros de uma simpatia contagiante ... de que está à espera para ir conhecer Sófia?

Boa viagem!