Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Viajante de fraldas

Blog sobre viagens com crianças, actividades, psicologia infantil e muito mais.

Viajante de fraldas

Blog sobre viagens com crianças, actividades, psicologia infantil e muito mais.

Benefícios da relação avós e netos

26.07.17 | Viajante de fraldas

Sendo hoje dia dos avós, e eu uma assumida menina da avó, mesmo já não a tendo fisicamente presente, não podia deixar de falar dessas pessoas que tanto nos marcam e que tanto nos fazem bem.

Infelizmente quando nasci já não tive oportunidade de conhecer os meus avós paternos nem o meu avô materno, mas tive o grande privilégio de ser criada, educada e amada pela melhor avó do mundo!Eu sei que cada um está agora a dizer: "não é nada, a melhor avó é a minha!"Pois é e esse efeito que elas e eles têm em nós... são memoráveis, inesquecíveis, marcantes...são como bússolas que nos orientam, que nos guiam e que nos levam a bom porto. Já ouviram falar da "Hipótese avó"?Vários antropólogos e cientistas como Hawkes, James O’Connell e Nicholas Blurton Jones estudaram a longevidade humana, especialmente das mulheres, em comparação a outros primatas.Do ponto de vista adaptativo não fazia sentido.As mulheres mais velhas não se reproduzem e não são muito fortes. Qual seria então a era razão evolutiva para elas viverem tantos anos?Foi aí que surgiu a "hipótese da avó”. De acordo com essa teoria, as mulheres mais velhas e em idade já não reprodutiva ocupavam outras funções nas sociedades de caçadores-coletores, a de cuidadora. As avós permitiam que as mais novas engravidassem com maior frequência, aumentando assim a tribo. E libertavam os mais novos dos cuidados das crianças para irem caçar alimentos.

Vários outros estudos foram realizados a esse respeito e no geral todos concluíram que desde sempre, os avós têm desempenhado um papel crucial no desenvolvimento e sobrevivência dos seus netos e contribuíam para que a sociedade sobrevive-se e prosperar-se.

Relação avós e netos na sociedade actual.

Durante muitos e muitos anos, esse tipo de relação entre avós e netos era normal, muitos viviam na mesma casa ou moravam perto. O contacto era muito frequente ou praticamente diário.Nos dias de hoje nem todos temos a sorte de os ter por perto. Vivemos numa sociedade dispersa, rápida e móvel.A relação avós e netos muitas vezes é feita virtualmente – vivemos em cidades diferentes, países diferentes ou até mesmo continentes diferentes.Como é o nosso caso, o Rafael tem as avós e bisavó em Portugal e vive em Inglaterra.Felizmente temos conseguido um contacto muito frequente com as avós para além de ir a Portugal frequentemente (em 20 meses de vida já foi 7 vezes) praticamente todos os dias fala e vê as avós pelo skype e elas também vêm cá visitá-lo. Ainda agora em Agosto vai poder aproveitar os mimos da avó materna durante um mês inteirinho.

Benefícios da relação avós e netos

Enquanto aos pais tem a  função de educar, os avós ficam com a tarefa de complementar esta educação. Normalmente dizemos que os avós estragam os netos com mimos, mas na realidade eles com esses "mimos" estão a promover na criança um sentimento de proteção, pois estão 100% disponíveis para os netos, para os ouvir, para os orientar e acompanhar, ajudam na formação da personalidade pois nos primeiros anos de vida os vínculos afetivos e familiares são essenciais e criam memórias fortes, quem não se lembra das historias que os nossos avós nos contaram? Ou das comidinhas das avós?

Vários estudos realizados comprovam que crianças que mantém uma relação e vínculo próximos com os avós são:

  • emocionalmente mais inteligentes
  • mais sociáveis
  • têm melhor desempenho escolar
  • mais felizes
  • mais bondosas e generosas
  • menos ansiosas
  • menos depressivas na adolescência ou na idade adulta
  • mais confiantes, apresentam uma autoestima elevada
  • mais respeitosos e compreensivos com os mais idosos

Mas esta relação trás benefícios para ambas as partes.

A chegada de um neto é um momento de extrema alegria, amor e renovação. É como que se os avós  rejuvenescessem para acompanhar o crescimento dos netos. Eu senti isso com a chegada do Rafael, quando observo as avós a brincar com ele, elas parecem que voltaram a ser crianças, alegres, dinâmicas e cheias de energia e a bisavó nem se fala ... ganhou garantidamente anos de vida.

Os avós também ficam beneficiados com esta relação porque:

  • ficam mais activos, querem cuidar e acompanhar as brincadeiras dos netos.
  • sentem-se úteis, muitos já não trabalham e com a chegada dos netos sentem que voltaram a ter um papel activo e  útil.
  • adquirem novas aprendizagens, aprendem a trabalhar com telemóveis, computadores, internet, etc tudo para acompanhar os netos
  • aumento da sensação de bem estar
  • menor risco de depressão
  • ficam cognitivamente mais activos, ao relembrar historias passadas para contar aos netos os avós estão a exercitar-se.

Os avós criam memórias que o coração guarda para sempre.De que está a espera?Não há limite de idade ou de distância para receber os mimos dos avós, eles estarão sempre lá disponíveis para os netos, nem que seja a distância de uma chamada telefónica ou do skype.

img_6614.jpg Rafael com avó materna

IMG_6135 Rafael com bisavó paterna

IMG_9547 Rafael com avó paterna

 

Feliz dia dos avós! 

1 comentário

Comentar post